sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Um lugar

Onde?
é dificil localizar.

 Penso que se soubessemos onde fica metade dos nosso problemas estariam resolvidos. Se tivessemos alguma ideia já ajudaria a seguir adiante. Mas e quando não se sabe? Pior! quando a gente acha que sabe e descobre que não era?

 As vezes acho que a sensação de estar perdido angustia mais do que qualquer outra coisa. Ora que fazer quando não se sabe pra onde se vai? Qual é o lugar que pertencemos? As pessoas lutam cotidianamente para ter um lugar, para sentir-se pertencentes a um lugar. Porém, há situações que colocam a prova o fato de se ter certeza de que  o encontramos e que nos estabelecemos nele.

 Veja o caso da garota que lutou a vida toda para achar o seu e, quando finalmente o encontrou, algo a fez crer que não pertencia mais àquele lugar. Ela se doeu. Se doeu porque achava que a tinham tirado do seu lugar, forçado ela a sair. Mas isso era bobagem! Ninguém pode fazer isso, a não ser que ela não lutasse para continuar lá.

 Bom, ela fazia essa avaliação. Mas também avaliava que já estava esgotada de brigar para se manter nele. O tempo passa e a vida muda e conhecemos outros lugares. Quem disse que as pessoas são o que elas escolhem estava certo.  Acredito que a dificuldade dela não era achar ou estar num lugar, mas se manter nele e encontrar outros. Era como se ela, a duras penas, encontrasse, se estabelecia, mas que não cuidava (sim! é preciso cuidar do lugar que se está).

 Ela me dizia que  só queria sentir que desejava estar num lugar tanto quanto esse gostaria de ser ocupado por ela. Me lembro que ela chorou quando disse isso. Consigo imaginar sua dor. Não acredito que possa haver dor maior que aquela que não pode ser reconhecida. Ela também não acreditava. Acho que foi por isso que ela chorou.

 O que se pode fazer nessa situação? abandonar tudo e partir pra procurar outros em que ela possa se estabelecer? - talvez acontecesse a mesma coisa que aconteceu nessa situação que narrei a pouco. -Lutar pra voltar ao lugar que lhe era de direito? - Não sei se ela teria forças para brigar por isso.

 Talvez ela não queira estar mais nesse lugar, mas tenha medo de admitir, pois isso sim a deixaria perdida. Não sei... Lugares não são, assim, tão descartáveis. Deixam marcas. Dizem quem a gente é.

 Me veio a cabeça uma frase: "vou me encontrar longe do meu lugar". É exatamente disso que ela precisa!!! se encontrar! Porque senão todos os lugares serão descartáveis e ela será descartável.

 Devo confessar que me dói saber que ninguém enxerga isso nela. Nem mesmo eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário